Como aprender Parapara


Parapara é um dos maiores símbolos da subcultura gyaru, o equivalente do Cybergoth no estilo. Claro que nem toda gal dança parapara, mas é fácil, divertido e ainda serve como um exercício físico, então por que não? <3 
Nascido nos anos 90 ao som do então popular Eurobeat, e originalmente criado por boates e DJs para homens dançarem, o parapara foi uma febre no final da década e começo de 2000, atualmente mais raro de se ver, porém não morto! É uma dança sincronizada muito tranquila de se aprender sozinho, pois não requer nenhuma habilidade técnica avançada por ser um gênero mais casual e literalmente qualquer um pode se arriscar! No entanto, levei muitos anos para começar a aprender, porque eu não sabia por onde começar. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para quem quiser começar a se mexer:


1) Comece pelos clássicos: Há uma pequena seleção de músicas "clássicas" no parapara, que por serem muito famosas excelentes para iniciantes, já que são fáceis de aprender, achar vídeos e te permite ter uma noção de como é dançar o gênero. É o "básico" que se você souber, já dá pra arrasar no meeting!

 (CLÁSSICO DO CLÁSSICO, se você sabe NOF, você sabe parapara)
("Gotcha" é muito fácil  MESMO, foi o primeiro que aprendi)


2) Escolha sua versão favorita: As coreografias, principalmente os clássicos, ganharam algumas modificações ao longo dos anos. É perceptível ao ver vários vídeos da mesma música. Por isso, dê uma pesquisada antes de começar a aprender para descobrir qual versão você gosta mais! 
E ah, as músicas mais famosas frequentemente ganhavam versões em japonês. Namie Amuro fez a sua de "Try Me". A Egg não ficou de fora e regravou algumas recentemente com as modelos atuais, você pode ouvir no Spotify

3) Muito rápido? Desacelere o vídeo!: Dica de ouro -  se entender os movimentos estiver sendo muito difícil, use a ferramenta para mudar a velocidade do vídeo do YouTube. Clique na engrenagem no canto inferior direito, selecione "Velocidade" e escolha entre 0.5, 0.75 ou 0.25 (sendo o 0.25 o mais lento).


4) Pesquise por "Parapara All Stars": Em 1999, a Avex, gravadora e empresa de entretenimento japonesa bem famosa e importante no país, decidiu reunir um grupo de dançarinas de parapara profissionais para tornar os treinos caseiros mais fáceis, lançando filmes de VHS e VCD (e DVD quando a coisa evoluiu) com as coreografias. A ideia deu tão certo que a empresa fechou uma parceria com a Konami e foi para os fliperamas com um jogo de arcade, o aclamado "Parapara Paradise" (que veio a ser lançado para PlayStation 2 algum tempo depois). Atualmente, é super tranquilo encontrar os vídeos, tanto dos VHS/VCD/DVD, quanto do jogo. Amém, Mãe Internet! Leia mais sobre o PPAS aqui.
Já encontrei vídeo de brasileiros dançando no arcade aqui mesmo no Brasil, mas não faço ideia se ainda tem algum fliperama/shopping com ele funcionando. 

5) Libere um espaço na agenda para praticar: De nada adianta querer ser igual as meninas do PPAS e não praticar regularmente. Uma horinha duas vezes na semana é suficiente, e combate o sedentarismo! Sabe aquela tarde de domingo sem nada pra fazer? Ou o período entre o café e o almoço antes de ir pro trabalho? Não importa quantas vezes na semana ou quantas horas seja, o importante é continuar praticando. 
Com a prática, vai perceber que muitos movimentos se repetem iguais em várias coreografias e aprender vai ficando cada vez mais fácil. 


6) Tra-what!?: Além do parapara "tradicional", há outros dois subgêneros: TraPara (com músicas trance) e TechPara (techno). Esses são comumente mais difíceis e rápidos que parapara, então aconselho começar a aprender depois que estiver mais "expert" no assunto (eu mesma ainda não consegui aprender, haha!). 
Outro termo interessante é "Oripara", que são coreografias "DIY", não-oficiais, criadas por uma pessoa que dança por hobby. 

7) Prefira vídeos espelhados: Eu queria ter prestado atenção nisso antes. Aprender coreografias com vídeos que não estão espelhados pode te acostumar com as direções erradas ("Night of Fire" mesmo eu só sei ao contrário por causa disso!). Alguns têm escrito "reverse" em um dos cantinhos inferiores, que indica que está espelhado para que você aprenda começando pela direita. Também já vi outros que têm uma "janelinha" mostrando a versão espelhada (o Parapara Paradise tem isso). 


8) Acompanhe canais ou siga perfis no Instagram focados em parapara: É uma ótima maneira de estar sempre descobrindo coreografias novas e encontrando inspiração. Segue uma listinha dos meus favoritos:


9) Tenha um dorflex e água por perto: Se você for uma pessoa MUITO sedentária, uma hora de movimentos rápidos com os braços e mãos pode vir acompanhada de uma dorzinha muscular básica de brinde. Faço ballet e no começo até eu acordei meio dolorida nas costas! Tenha também uma garrafinha de água -  cansa mais do que parece. 

10) E o mais importante: não desista!: Tenho certeza que em algum momento vai se deparar com uma coreografia que geral sabe mas você não consegue acertar. É normal, não pense em desistir! Continue tentando e praticando! 



E aí, ficou com vontade de começar a aprender parapara? Lembrando que planejo ter um canal para ensinar detalhadamente agora em 2019... Será que rola? ;)

Beijinhos e um ótimo ano novo!

0 comentários:

Postar um comentário